terça-feira, 29 de setembro de 2009

O bi vem aí?

Na 8ª rodada do Campeonato Romeno, a liderança está em uma mão já conhecida - o atual campeão Unirea Urziceni, empatado com o campeão anterior, o CFR Cluj.

Unirea Urziceni 4 - 1 Astra Ploiesti: Os representantes da Liga dos Campeões não tiveram o menor problema para passar pelo Astra Ploiesti. A liderança chega em ótimo momento para o clube, com a maioria de seus concorrentes dividida entre a competição nacional e a continental.

Gaz Metan 1 - 0 Dinamo: Um gol de Eric de Oliveira no final do jogo, após lambança da defesa dinamista dá novo fôlego a equipe da casa, que com a segunda vitória seguida se distancia da zona da degola. O Dinamo parece passar a impressão de priorizar a Liga Europa.

Unirea Alba-Iulia 2 - 0 Vaslui: Amplo domínio do segundo Unirea. A vitória merecida, entretanto, ainda não os livra das quatro últimas posições. O Vaslui enfrenta um período de turbulência após a eliminação para o AEK da Grécia, na Liga Europa.

Poli Iasi 2 - 0 Ceahlaul Piatra Neamt: O Poli Iasi engata uma boa fase com essa terceira vitória seguida. Romulus Miclea está jogando muito bem. Seu adversário parece estar fazendo o caminho da volta imediata a segundona. Falta experiência ao time, que conta com muitos jovens.

FC Timisoara 1 - 1 Universitatea Craiova: Num jogo pegado, o resultado acabou sendo um empate. Após o gol do Timisoara, houve um princípio de confusão que acalorou o jogo, resultando na expulsão de um dos jogadores do time da casa. Resultado ruim para ambos. O Timisoara perde a chance de se aproximar da ponta, e o time universitário se vê entre os quatro que caem.

Pandurii Tg. Jiu 2 - 3 Otelul Galati: Num jogo repleto de artilheiros, o do Otelul acabou levando a vantagem. Gabriel Paraschiv entrega mais 3 pontos importantíssimos ao irregular time de Galati. O Pandurii vai freando seu bom início.

Gloria Bistrita 0 - 2 CFR Cluj: O Cluj agora divide a liderança com o Unirea Urziceni, enquanto o Gloria Bistrita ainda espera pela primeira vitória. Em oito jogos, apenas dois empates. Vale lembrar que a segunda divisão tem regras exóticas: quem é rebaixado com menos de 25 pontos inicia a campanha com a diferença que falta para alcançar essa marca.

FC Brasov 0 - 0 Steaua: Num jogo em que atuou melhor, o Brasov não conseguiu vencer graças as boas intervenções do colombiano Robinson Zapata. Agora, fica mais clara a falta que a ausência de Mihai Roman faz ao time. O winger-direito é um dos melhores jogadores da Romênia nesses últimos anos.

Rapid 4 - 0 International: Show de bola do terceiro time da capital. Mantém o máximo aproveitamento em casa, contra quem vinha se notabilizando por vitórias fora de seus domínios. Mugurel Buga volta a carga, com 2 gols, e Ovidiu Herea também se destacou.

Seleção da Rodada(RomanianSoccer.ro): Robinson Zapata (Steaua); Florin Nohai (Gaz Metan), Hugo Alcântara (CFR Cluj), George Galamaz (Unirea Urziceni), Vladimir Bozovic (Rapid); Razvan Dalbea (Unirea Alba-Iulia); Mugurel Buga (Rapid), Gabriel Paraschiv (Otelul Galati), Alexandru Pacurar (Pandurii Tg. Jiu), Calin Cristea (Unirea Alba-Iulia); Lacina Traoré (CFR Cluj).

Classificação: www.uefa.com/footballeurope/countries/association=113/standings.html

3 comentários:

  1. Fico entre Unirea e Cluj, gosto dos gigantes e tradicionais Steaua, Dinamo e Rapid. Mas vai Unirea!!! =)

    ResponderExcluir
  2. Regra bizarra essa do terminar com menos de 25 pontos... já vi regulamento estranho, mas nunca algo desse gênero. Talvez para que um clube que faça má campanha no primeiro turno não entregue os pontos buscando reconstruir-se um ano antes. Mas essa regra só vale para o ano imediato à queda, né?

    Vejamos: o América de Natal, conquistou 14,9% dos pontos em 2007... 12 pontos abaixo dos 24,5% que o campeonato romeno exige como mínimo para não haver punição... ou seja, faria, ao invés de 46, reles 34 pontos, o que os rebaixaria com muita sobra.

    Em 2006, o Santa Cruz iria com 1 ponto de punição, mas caiu de qualquer jeito mesmo... seriam os dois únicos casos de "punição" que seriam realizados no Brasil, a efeito comparativo. Então, compreende-se, já que eram duas equipes horríveis mesmo.

    Sobre o Unirea, creio que o estofo far-lhe-á muito bem, a experiência ganha na UCL certamente deve deixar os jogadores mais bem preparados para o campeonato nacional em vários âmbitos. Só de negativo existe o problema do desgaste, mas acho que isso não afetará os jogadores, muito pelo contrário, dará incentivo... ruim só se o elenco principal for poupado, mas acho que no final o saldo é positivo (não só financeiramente) tanto para o clube quanto para os jogadores.

    ResponderExcluir
  3. Sim, só vale no ano da queda. Essa regra pegou dois clubes: o Gloria Buzau e o CS Otopeni. O primeiro é o que está sentindo mais: perdeu 8 pontos, que o levaria a segunda colocação, brigando pela subida imediata, atrás apenas do mega-surpreendente Victoria Branesti - que merece uma pauta aqui.

    O elenco do Unirea Urziceni me parece um pouco curto para divisão em duas frentes. Esse é o único problema.

    ResponderExcluir