quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A Fase de Grupos - Parte V

Finalizando a apresentação das chances dos clubes romenos, é a vez do CFR Cluj, que está num grupo pautado pelo equilíbrio:

PSV Eindhoven (Holanda) - O grande holandês atravessa um ótimo momento, e é candidato a passar de fase. O belga Timmy Simmons é o principal nome, dando categoria ao meio-campo. De se destacar também o goleiro sueco Andreas Isaksson, o mexicano Carlos Salcido, o sérvio Danko Lazovic e os selecionáveis da Holanda: Engelaar, Ooijer, Afellay.. Entre as novas aquisições, a que mais promete é o meia-atacante Ola Toivonen, buscado no Malmoe.

Copenhagen (Dinamarca) - O time mais forte da Escandinávia chega com bastante dose de experiência, e também é um grande candidato a uma das vagas. Conta em seus quadros com o meia ofensivo Jesper Gronkjaer e o lateral-esquerdo Niclas Jenses, titulares absolutos na Seleção da Dinamarca, e com os tchecos Libor Sionko e Zdenek Pospech. Além desses, há predominância de suecos, 2 brasileiros, 1 de Canadá e Senegal.

Sparta Praga (República Tcheca) - Numa liga acostumada a ver seus talentos indo para centros maiores ou mais endinheirados, teoricamente seus times não teriam condições de passar de fase. Entretanto, o alto grau de equilíbrio da chave torna isso possível ao Sparta Praga. O time aposta, em maioria, em revelações do Leste Europeu. Conseguiu o empréstimo de Lubos Kalouda junto ao CSKA Moscou e do russo Alexander Prudnikov pelo Spartak Moscou, entre outros. Eles se juntam aos veteranos Patrik Berger e Jaromir Blazek como principais nomes do time tcheco. Na teoria, ficam em último lugar.

O CFR Cluj tem argumentos para duelar com holandeses e dinamarques pela vaga no mata-mata. Aposta principalmente em sul-americanos e portugueses. Da Argentina, vieram os meias Juan Culio, Sebastian Dubarbier e Sixto Peralta. Em Portugal, buscaram os defensores Tony e Cadu, e o meia Dani. Os argentinos têm a função de criar jogadas para as conclusões do bom marfinense Yssouf Koné, cuja credencial é ter marcado 2 gols no Chelsea jogando por Rosenborg e pelo próprio Cluj. Entre os romenos, Ciprian Deac e Bogdan Mara merecem destaque.

4 comentários:

  1. na minha opinião, fora o PSV, o Cluj passa sim, por que não?

    se não é 'favorito' à 2ª vaga, ao menos pode surpreender sem ser 'zebra'.

    eu acredito que passeo Cluj (se forem 2, pois não sei o regulamento dessa Liga Europa...)

    ResponderExcluir
  2. Boa análise. O Sparta provavelmente vai tomar chumbo e como dito, na teoria fica em último lugar... creio que a briga será entre Copenhagen e CFR Cluj, com ligeira vantagem para os escandinavos, mas tudo pode ocorrer. O PSV já está classificado.

    Pelo lado do Sparta, falando em veteranos, ressaltaria o defensor veteranaço TOMAS REPKA, minhas lembranças dele são mais a nível da seleção tcheca mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Tava tão concentrado em veteranos do Sparta que quando vi na ficha deles o Juraj Kucka, pensei até que era "aquele" Kuka, bem famoso, que jogou na seleção tcheca e na Alemanha, mas não era, o sobrenome é ligeiramente diferente.

    ResponderExcluir
  4. Acho que PSV e CLUJ passam neste grupo.

    ResponderExcluir