quarta-feira, 2 de setembro de 2009

A Fase de Grupos - Parte I

Começamos a partir de agora, uma análise dos grupos em que os times romenos estarão nas duas copas europeias. Começando pelo Unirea Urziceni, na Liga dos Campeões:

Sevilla (Espanha) - Grandes favoritos da chave, tem bastante experiência, com um recente bi-campeonato da extinta Copa da Uefa. Conseguiram segurar o atacante Luís Fabiano, que vinha sendo pretendido pelo Milan, e contam com outras excelentes opções no setor ofensivo, como o malinês Fredric Kanouté, além do espanhol Alvaro Negredo, de excelente temporada pelo Almería. O meio campista Jesús Navas tem uma ótima chance de afirmar seu talento em nível continental, para se tornar um dos grandes jogadores da Espanha. Outros candidatos a revelação são Diego Capel, que participou do Europeu Sub-21 este ano, e o belga Tom de Mul. No gol, o veteraníssimo Andrés Palop, cuja maior importância é na liderança. Com outros bons jogadores, como Fernando Navarro, Sébastien Squilacci, Renato, deve ficar facilmente com o primeiro lugar.

Rangers (Escócia) - O time conseguiu um lugar no segundo pote, entretanto, não parece ter condições para passar à fase de mata-mata. A equipe possui poucos destaques individuais, como o meio-campista norte-americano DaMarcus Beasley, de sucesso no PSV Eindhoven, o francês Jerôme Rothen, que já foi finalista da Liga dos Campeões pelo Monaco, e o atacante escocês Kris Boyd. Os estrangeiros são a grande esperança de não vermos um jogo baseado na retranca. Luta pela vaga na Liga Europa.

Stuttgart (Alemanha) - Os favoritos ao segundo lugar. Sua campanha de contratações foi primorosa. Conseguiu trazer o atacante russo Pavel Pogrebnyak, arranjou o empréstimo do meia bielorusso Aliaksandr Hleb do Barcelona, e traz o meia sérvio Zdravko Kuzmanovic da Fiorentina. Eles se juntam a um elenco que já conta com nomes como Serdar Tasci (uma revelação na zaga da Alemanha), Jens Lehmann (em vias de aposentadoria), Thomas Hitzlsperger (substituto de Torsten Frings no Nationalelft), e o atacante romeno Ciprian Marica, que ainda tem que provar seu valor. Deu uma mostra de sua força ao eliminar facilmente o FC Timisoara, de nível semelhante ao Unirea Urziceni. A meta é chegar às oitavas de final.

O Unirea Urziceni briga com o Rangers pela vaga na Liga Europa. Conta com um elenco relativamente curto para se dividir em duas frentes. O lateral-direito Vasile Maftei e o meia-direito Iulian Apostol têm conseguido lugares na Seleção Romena de Razvan Lucescu, e o goleiro Giedrius Arlauskis tem ganhado chances na Lituânia. Os recém chegados do Sportul Studentesc, Dacian Varga e Tiberiu Balan, podem adicionar qualidade, entretanto, não parece suficiente para superar o atual estágio da competição.

Um comentário:

  1. Bom, você analisou tão bem esse grupo que nem tenho palavras. Parabéns Bruno. Eu achei que aquele negócio do terceiro colocado ir para a Copa da UEFA (atual Liga Europa) tinha acabado. Acho que precisam parar com essa bobeira. Não gosto desse negócio de misturar duas competições. Faço confusão.

    ResponderExcluir