quinta-feira, 18 de março de 2010

A emoção está de volta

O grande destaque da vigésima rodada do Campeonato Romeno foi a surpresa ocorrida em Galati. Com a vitória sobre o líder CFR Cluj, o Otelul Galati acaba por ajudar muito o campeonato, ao permitir que as outras equipes possam pensar seriamente no título.

Rapid Bucuresti 1 - 0 FC Timisoara: No confronto direto entre perseguidores do Cluj, o time da capital fez um bom jogo, e quase não foi ameaçado pelo Timisoara. Ricardo Fernandes esteve bem no comando da zaga, cortando as poucas tentativas da renovada equipe rival. A vitória do Rapid deixa ambos empatados com 35 pontos.

Gloria Bistrita 3 - 1 Astra Ploiesti: A grande atuação de Junior Moraes foi o diferencial para que o time da Transilvânia saísse com a vitória, que o tira de vez da zona do rebaixamento. O Astra, apesar de tudo, fez uma partida correta, e mostra que vai ficar no meio da tabela, sem maiores problemas.

Dinamo Bucuresti 1 - 1 Ceahlaul Piatra-Neamt: O Dinamo decepcionou. Após abrir o placar, graças a um gol contra, não conseguiu matar o jogo de vez, e sofreu o empate frustrante no segundo tempo. Com isso, deixa 2 pontos pelo caminho que poderão fazer a diferença mais tarde. O Ceahlaul, entretanto, tem motivos para alegria. Empata com o Unirea Alba-Iulia em 14 pontos, e pode deixar a última colocação em breve.

Gaz Metan Medias 0 - 0 International Curtea-de-Arges: O jogo, muito fraco, acabou em um 0 a 0 chocho, que faz pouca diferença na situação dos clubes, que estão no meio da tabela e na luta contra o rebaixamento, respectivamente. Naturalmente, o Gaz Metan Medias é quem mais sorri com esse resultado.

Otelul Galati 1 - 0 CFR Cluj: No jogo do líder contra o time em melhor fase do campeonato, o Otelul Galati foi eficiente e conquistou uma magra vitória que deixa o campeonato novamente acirrado. Com uma defesa eficiente, a pouca produção ofensiva vem sendo suficiente para garantir as vitórias. Neste returno, já são três vitórias, todas por 1 a 0. O Cluj mostra que não há, no Campeonato Romeno atual, um time que seja confiável, a ponto de vencer a maioria dos desafios com consistência, o que faz com que a tendência seja o país ter times fracos nas competições europeias.

Poli Iasi 1 - 0 Unirea Alba-Iulia: A ousada equipe de Iasi faz mais uma boa partida, e vence sem sustos o decepcionante Unirea de Alba-Iulia. Com um gol de Valentin Negru logo no primeiro tempo, se afasta dos últimos lugares, enquanto vê o Unirea dividindo a última colocação.

Unirea Urziceni 2 - 2 Steaua Bucuresti: No jogo que poderia definir quem se igualaria ao Cluj na liderança, o Unirea Urziceni esteve muito perto na vitória, mas o bom atacante grego Pantelis Kapetanos frustrou os planos dos atuais campeões ao empatar nos acréscimos. O gigante do país, aliás, teve que correr atrás do placar por 2 vezes, uma em cada tempo. Com o empate, ambas equipes estão com 36 pontos, 2 pontos atrás do Cluj.

FC Brasov 1 - 1 FC Vaslui: O jogo foi bastante aberto, e qualquer uma das equipes poderia ter saído com a vitória, dadas as ótimas chances criadas. O Brasov iniciou empolgado, mas quem abriu o placar foi o Vaslui, o que causou uma apatia no resto do primeiro tempo ao time da casa. No entanto, o segundo tempo mostrou uma pressão infernal até o time das camisas amarelas empatar, com direito a duas bolas na trave. Por outro lado, o Vaslui saia em contra-ataques perigosos, e poderia perfeitamente ter retomado a vantagem. O empate acaba não contentando nenhuma das equipes.

Pandurii Târgu-Jiu 0 - 0 Universitatea Craiova: Num jogo sem tantas emoções, o time da casa foi quem tomou a iniciativa, mas esbarrou em uma boa atuação do jovem Silviu Lung Jr., a grande revelação do time na temporada, e talvez no campeonato. Na briga contra o rebaixamento, a distância entre o Pandurii e o Universitatea continua em 3 pontos.

Seleção da Rodada (RomanianSoccer.ro): Silviu Lung Jr. (Universitatea Craiova); Francisco Molinero (Dinamo Bucuresti), Octavian Abrudan (FC Brasov), Ricardo Fernandes (Rapid Bucuresti), Lazslo Sepsi (FC Timisoara); Roberto Delgado (FC Vaslui), Ionut Neagu (Otelul Galati), Darijan Matic (Rapid Bucuresti), Sorin Frunza (Unirea Urziceni); Junior Moraes (Gloria Bistrita), Pantelis Kapetanos (Steaua Bucuresti).

Um comentário:

  1. Buna Bruno!
    Meu nome e Marcos e queria parabenizá-lo pelo blog, eu tenho quase certeza que é o único
    veículo em português sobre o campeonato romeno. Me lembro de um dia em
    que você deixou, em um dos posts a Trivela, um comentário perguntando se
    alguém ali se interessava pelo campeonato romeno. E eu estive a ponto de
    colar o endereço do blog e recomendá-lo. Só então me atentei para a
    provável semelhança dos nomes (já havia lido seu blog uma vez e visitei
    o perfil) e assim evitei de indicar o seu blog a você mesmo. Moro no
    Brasil, mas minha namorada é romena, então sei alguma coisa do idioma.
    Nos três meses que passei em Bucareste, tive a oportunidade de ir duas
    vezes ao estádio, em duas experiências magníficas no Ghencea, uma pela
    Liga dos Campeões (vitória do Unirea Urziceni por 1 x 0 sobre o Sevilha)
    e outra pelo romenão, quando o Steaua bateu de virada o Vaslui. Sinto
    saudades de lá e queria te agradecer pelo blog e te incentivar sempre a
    postar,porque há alguém interessado em ler. Um amigo meu que trabalha no
    Globoesporte.com entrevistou o Júnior Moraes, ainda durante a
    pré-temporada que o Gloria Bistrita fez em Turquia. A recuperação do
    time é sensacional. La revedere!

    ResponderExcluir