quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O segredo do Brasov

O que vem chamando a atenção neste início de Liga I(Divizia A) é o ótimo início de campanha do FC Brasov, desbancando os grandes Steaua, Dinamo e Rapid, e os emergentes CFR Cluj, Unirea Urziceni e FC Timisoara. Afinal, qual o segredo deste clube médio-pequeno para chegar a liderança?

Já na temporada passada, recém-chegado da segunda divisão, a equipe se notabilizou pela excelente qualidade defensiva. Durante a maior parte do tempo, teve a melhor defesa no campeonato, superada apenas no final pelo campeão Unirea Urziceni. A falta de eficiência ofensiva, entretanto, manteve o time em um nono lugar, com 55 pontos, a apenas 1 ponto de alcançar uma vaga na Liga Europa.

Para 2009-2010, o time dá mostras de que evoluiu nessa segunda temporada em sequência na elite. O esquema tático é um 4-4-2 ao estilo inglês, com dois meio-campistas pelos lados. A defesa mantém-se como o ponto forte, e o ataque apresentou uma sensível melhora.

Sua defesa possui Danut Coman, titular da Seleção Romena, no gol, e uma linha competente, onde tanto Ionut Voicu como o Rui Duarte(o romeno mais defensor, o português bom no apoio e nos cruzamentos, sem descuidar atrás) podem entrar na lateral-direita, o veterano Nicolae Constantin e Octavian Abrudan, dupla eficientíssima no jogo áereo formando a dupla de zaga, e o brasileiro Ezequias intocável na lateral-esquerda.

Na direita do meio, uma das grandes revelações do futebol romeno, Mihai Roman. Descoberto pelo Cetatea Suceava, sua aplicação e qualidade no passe o credenciaram a 2 convocações para os amistosos contra Lituânia e Hungria. Os meias centrais são os veteranos Robert Ilyes e Nicolae Grigore, dupla que dá a experiência maior ao time, segurando o ímpeto dos jovens. Marcam bem, e dão uma boa saída de jogo. Pela esquerda, há Catalin Munteanu, o maior criador das jogadas da equipe.

O ataque é o setor mais fraco do time. Dorel Zaharia e Attila Hadnagy não estão a altura do restante da equipe. Perdem gols bobos, impedindo vôos mais altos.

Cabe destacar, também, a extrema inteligência nas contratações. Com a aposentadoria de Bogdan Stelea, a reposição no gol vem com Mihai Minca, ex-Gloria Buzau. Para a defesa, chega o português Nuno Diogo, do CS Otopeni. O meio-campo ganha Alexandru Chipciu do Forex Brasov, e Nenê Adriano, de Cabo Verde. Pro ataque, Alexandru Piturca, filho do ex-técnico da Echipa Nationala Victor Piturca, chega do Pandurii.

O trabalho de base traz ao time profissional poucos atletas. Apenas Alexandru Mateiu(meio-campista) e Sabrin Sburlea(atacante), este último, uma jóia rara, já sondado por Ajax(Holanda) e Birmingham(Inglaterra).

Time-base: Danut Coman; Rui Duarte(Ionut Voicu), Nicolae Constantin, Octavian Abrudan, Ezequias; Mihai Roman, Robert Ilyes, Nicolae Grigore, Catalin Munteanu; Dorel Zaharia, Attila Hadnagy.

2 comentários:

  1. Bruno Matos desmembrando o futebol romeno. Devo indicar este blog para todos meus amigos que gostam de futebol. Estou sendo um bom aluno, penso. Estou amando aprender tanto sobre o futebol romeno.

    Tomara que o Brasov consiga algo bem maior mesmo.
    Não sei explicar, mas tenho simpatia por esse nome. BRASOV. Soa legal. (risos)

    ResponderExcluir
  2. Acho que, se o problema é a falta de gols, EU sou a solução.

    (H)

    ResponderExcluir